Notícias :: Semana Nacional do Trânsito em Horizontina (2015)

29/09/2015

Desde o ultimo dia 18/09, acontecem em todo Brasil atividades relativas a semana nacional de transito, a qual vai até o dia 25/09, sexta-feira, com programações diversas, voltadas a conscientização para o transito. Em Horizontina, não poderia ser diferente, para tanto um grupo de entidades não governamentais, apoiada pelas Secretarias de Infraestrutura, Logística e Transito e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, reuniram-se para criar e desenvolver atividades durante esta semana, tendo ainda, duas atividades programadas para os dias 26 e 29 de setembro. O tema da campanha nacional é: “Seja você a mudança” e o tema municipal é: “Transito, Eu Faço minha parte... como motorista... como passageiro... como ciclista... motociclista e pedestre.”.

As atividades relativas a campanha, já se iniciaram no dia 16/09 com palestras nas Escolas Municipais, já no dia 18/09, dia da abertura oficial da campanha com visitas as emissora de radio. A programação continua, tendo na noite deste dia 24/09, exposição de fotos e distribuição de folders antecedendo a palestra da ACIAP no centro de convivência da terceira idade. Mas dois eventos significativos estão por se realizar, o primeiro na manha deste sábado, ocasião em que membros representantes dos órgãos colaboradores da campanha e os anjos do trânsito, estarão no centro de Horizontina, para a blitz educativa, na qual abordarão motoristas a fim de distribuir o folder da campanha e convida-los para assistir a simulação de resgate de vitimas de acidente, a qual será feita com a cooperação do corpo de bombeiros.

Os horizontinense que circulam pelas ruas centrais de Horizontina, já podem ter observado que há um carro acidentado exposto junto ao canteiro da prefeitura municipal, no entroncamento das ruas Balduino Schneider e Uruguai, lembrando as pessoas que: “ Se você não pode mudar seu destino, mude sua atitude!” (Amy Tan).

O encerramento da semana do transito acontecera com uma importante palestra com o tema Estres no transito, a qual será proferida pela Psicóloga AURINEZ ROSPIDE SCHMITZ Especialista em Psicologia do Trânsito e Psicologia Clínica, Mestre em Psiquiatria UFRGS, Sócia Fundadora do Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito, Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - UFRGS e Diretora Científica da Associação Brasileira de Psicologia do Trânsito. Esta palestra, aberta ao publico, acontecera junto ao Auditório do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, as 19:30 horas. Na ocasião haverá a apresentação de um teatro pelo grupo teatral Eis a Questão e logo após a palestra será servido um coquetel aos presentes.

As entidades organizadoras da semana do transito são: Associação Cultural e Esportiva de Horizontina, Brigada Militar, Global Communitios, radio 95.7 e CFC Bianchi



Clique para ampliar:



Mais conteúdos de Notícias: