Serviços :: Pesquisas Direcionadas à Mobilidade Urbana

Pesquisas na área do trânsito para oferecer subsídios à realização de ações preventivas.

 

Pesquisas em andamento

Título: O trabalhador e a Gig Economy: investigação sobre os reflexos de uma nova organização do trabalho sobre a saúde de motoristas de aplicativos

Descrição: A atividade de motoristas de aplicativos já conta com mais de meio milhão de trabalhadores no Brasil. De natureza exploratória, este estudo objetiva, por meio de pesquisa quantitativa do tipo survey, levantar hipóteses de investigação sobre o cenário em que estão inscritos motoristas de aplicativos brasileiros, a partir da autopercepção sobre sua condição de saúde. Para participar, é preciso estar inscrito como motorista em algum aplicativo de transporte e ter atuado nesta atividade pelo menos uma vez por semana no último mês. É possível encontrar estudos anteriores que vinculam a saúde no trabalho com a direção profissional - ainda que estes estejam restritos a uma organização do trabalho mais tradicional, como no caso de motoristas de caminhão, ônibus e táxis. Esta constatação reforça a importância de estender os estudos que relacionam trânsito, saúde e trabalho para a atividade de motoristas de aplicativos, tipicamente contemporânea e representativa dos novos modos de organização econômica, ainda não contemplados nos estudos sobre a temática.

Equipe: Esta pesquisa é conduzida pelas pesquisadoras Aurinez Schmitz, psicóloga e diretora do Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito, Bruna Athanazio, psicóloga do Ande Bem - Instituto de Psicologia do Trânsito e Marcia Vaclavik, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS.

Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (CAAE 93084218.7.0000.5334)

Para participar, basta clicar no link abaixo e responder o questionário.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlo1TpPn5eKu31yB_hubRCaIDDuDrOtxUGMZ68ci-zYp0x7g/viewform